sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Campeões na violação dos Direitos Humanos

Os Estados Unidos citam o Irão e a China entre os piores violadores dos direitos humanos em 2005, ao mesmo tempo que destacam uma melhoria nítida nos Balcãs e na África central, segundo o seu relatório anual hoje publicado.

O departamento de Estado, que publica desde 1977 um relatório anual sobre a situação de direitos humanos no Mundo, considera que foram cometidas violações «sistemáticas» em 2005 em sete países, onde «o poder está concentrado nas mãos de dirigentes que não têm quaisquer contas a prestar»: Coreia do Norte, Birmânia, Irão, Zimbabué, Cuba, China e Bielorrússia.

«O balanço já mau do governo iraniano em matéria de direitos humanos e de democracia deteriorou-se em 2005», sublinha o relatório, recordando que um milhar de candidatos foi excluído do escrutínio presidencial de Junho que levou à eleição do ultra-conservador Mahmud Ahmadinejad.

Na China, «o governo continuou a cometer abusos graves», acrescenta o relatório, referindo o prosseguimento das restrições impostas à comunicação social e à Internet.

«Em contraste, nos Balcãs, uma melhoria notória da situação dos direitos humanos, da democracia e das regras de Direito nos últimos anos conduziu a maior estabilidade e segurança na região», lê- se no documento.

Na região dos Grandes Lagos africanos - República Democrática do Congo, Ruanda, Burundi e Uganda - «houve globalmente menos violência em 2005 e a situação dos direitos humanos melhorou claramente, encorajando dezenas de milhares de pessoas deslocadas, nomeadamente do Burundi, a regressar a suas casas», sublinha o relatório.

Sem comentários: